segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Inscrições abertas para os diálogos interdisciplinares promovido pelo projeto audiovisual: O cinema como recurso didático.


Palestrantes confirmados para conduzir os diálogos interdisciplinares:

13/10/2011 filme: Ao mestre com carinho e Animação Quem mexeu no meu Queijo

Profª. Zilah T Souza

Prof.ª Adriana

Aluno da Graduação: Adriano Edgar.

14/10/2011 filme: O diabo veste Prada.

Profª. Dr. Letícia Pantoja.

Profª. Me. Roseane Pinto.

Aluna do programa de Me. Camilla Souza.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Foi realizado o lançamento do livro "Linguagens, saberes e interculturalidade" na XV Feira Pan-Amazônica do Livro





















No bojo da alegria dos professores e alunos que trabalharam na elaboração de temáticas, finalmente aconteceu no dia 05/09/2011 em Belém o mais esperado lançamento do livro Linguagens, saberes e interculturalidade. Este trabalho só foi realizado graças à colaboração da Profª. Maria Helena Rodrigues Chaves, Camilla da Silva Souza e ao ilustríssimo Prof. Valdemir Miotello por suas sabias palavras de conselho e atenção na labuta deste livro juntamente como outros participantes Prof. João Jorge P dos Reis, Isabel Cristina F dos Santos Rodrigues e ao aluno de graduação Adriano Edgar, que estiverampara prestigiar este evento.
















"No final de 2010 realizou-se em Bragança, no Pará, à sombra da Universidade Federal e à luz dos esfoços de professores e alunos ligados ao curso de letras, o II EBELLI-Rodas de Conversas Bragantinianas, onde se discutil a temática 'linguagens, saberes e interculturalidade'. O GELPEA-Grupo de Estudos Linguisticos e Práticas Educacionais da Amazonia dividiu a coordenação do evento. Nesse livro se vai encontrar a riqueza da tematica discutida no evento e também gerada no cotidiano no discurso de letras por alunos e professores pesquisadores. Eventos como esse, em que domina o fazer científico, dialogado, horizontalizado, colaborativo, devem ser experienciados mais vezes, em mais lugares e por mais pessoas. E que resultem em publicações, para que mais gente possa compartilhar das conquistas feitas por pessoas que anceiam ser melhores, mais capazes, mais vivenciais, e com isso contribuírem para as mudanças que sejam necessárias em cada ambiência e em cada horizonte de possibilidades e de vida.



os organizadores:



Maria Helena Rodrigues Chaves é mestra em estudos linguisticos, pela Universidade Federal do Pará, onde também cursou a graduação e a Especialização em Lingua Portuguesa. Com longa experiência na educação básica, atualmente é docente da Universidade Federal do Pará. Desenvolve pesquisas sobre ensino-aprendizagem de língua materna e trabalho docente.




Camilla da Silva Souza, graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará, colaborou na organização do I EBELLI (julho/2009), e presidiu a comissão de alunos que coordenou o II EBELLI (julho/2010), no Campus de Bragança. Atualmente é mestranda do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Pará, desenvolvendo pesquisa em Linguagens e Saberes na Amazônia.



GELPEA- O Grupo de estudos Línguisticos e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA) reúne professores pesquisadores de instituições públicas e privadas em torno de duas linhas de pesquisas: a) Linguagem, letramento, gêneros discusivos e atividade docente na Amazônia e b) Práticas educacionais sociais inclusivas na Amazônia. As pesquisas nessas duas linhas intencionam a participação em todo o processo no sentido de propor, formar pesquisadores e divulgar os resultados a partir da busca de alternativas para minimizar problemáticas locais"